Alunos do Pronatec recebem diploma de conclusão de curso em cerimônia nas Instituições Nova Esperança.
Cerca de cem alunos concluintes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) recebem na noite de hoje (06) o diploma de conclusão dos cursos. A solenidade contará com a presença do diretor geral das Instituições Nova Esperança, Dr. Eitel Santiago, da secretária geral da Facene/Famene, Carolina Santiago e do diretor da Escola Técnica de Enfermagem Nova Esperança, Dr. João Fernando Pessoa Silveira Filho.
A cerimônia terá início com a apresentação dos formandos da primeira turma de profissionais técnicos para atuação na assistência à saúde. Em seguida teremos o juramento da turma, que será pronunciado pela formanda Luciene Rodrigues Silva Costa, do curso técnico em vigilância em saúde. A ortoga de grau será entregue pelo diretor geral da Facene/Famene, Dr. Eitel Santiago, para os alunos formandos dos cursos técnicos em reabilitação de dependentes químicos, técnico em vigilância em saúde, técnico em cuidado de idosos, e técnico em enfermagem.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011. O objetivo é de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Desde a criação do Pronatec, em 2011, mais de 8 milhões de estudantes já foram matriculados no ensino profissionalizante em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas e do sistema S.
“Hoje teremos profissionais diferentes, mais completos, porque o curso técnico acaba criando uma mentalidade diferente no jovem, proporcionando um amadurecimento muito mais rápido por esse contato com o mercado de trabalho”, afirma o diretor geral das Instituições Nova Esperança, Dr. Eitel Santiago. “São alunos que enfrentavam grandes desafios e faziam enormes sacrifícios para poder estudar. São turmas vencedoras e essa formatura será uma grande vitória. Essa formação possibilita a realização de sonhos, seja através da preparação para o aluno abrir seu próprio negócio, seja para conseguir o primeiro emprego”, finaliza Carolina Santiago, secretária geral da Facene/Famene.