VER-SUS aproxima estudantes de experiências no SUS
O Ministério da Saúde lançou a nova edição do projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). O programa tem a finalidade de promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde. O lançamento ocorreu esta semana durante o V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, sediado em Porto Alegre. Em 2012, o VER-SUS Brasil levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios do Brasil.
Além dos acadêmicos de medicina, o programa atenderá estudantes das áreas de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras. “É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Com certeza vai provocar mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, vai impulsionar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia a dia dos serviços e também estimule novas formas de pensar nas universidades”, afirmou Hêider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde.
As Faculdades Nova Esperança (Facene/Famene) desenvolvem uma iniciativa semelhante há vários anos, integrando os acadêmicos de enfermagem e medicina ao cotidiano de atendimentos em Postos de Saúde da Família (PSFs), hospitais e clínicas conveniadas de toda grande João Pessoa.
Fonte: Assessoria Facene/Famene com Portal da Saúde