V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular: Desafios do Ensino Superior no Brasil
Representantes do Ministério da Educação e do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular abriram na noite do último dia 14, o V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. O evento seguiu até sábado (16) em Natal/RN.
Fizeram parte da mesa de abertura Amaro Henrique Pessoa Lins, secretário de Educação Superior, representando o ministro da Educação Aloizio Mercadante; Gabriel Mario Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Fórum; Abib Salim Cury, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); Hermes Figueiredo, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp); Amábile Pacios, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); Getúlio Américo, representando Paulo Cardim – presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e José Janguiê Bezerra Diniz, presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi).
A 5ª edição do Congresso teve como tema central “Os Desafios do Ensino Superior no Brasil”. Especialistas na ár
ea abordaram cinco questões centrais: a percepção do contexto do futuro e suas implicações para o desenvolvimento do ensino superior, inovações na transmissão do conhecimento e seus reflexos no ensino-aprendizado, a política de supervisão governamental com suas nuances de regulação e avaliação, o desenvolvimento científico e tecnológico em nível nacional e internacional e o desenvolvimento do País e seus reflexos na formação para o mercado de trabalho.
Representando nossa IES participaram o sr. Eitel Santiago, a srª. Maria da Conceição Santiago Silveira de Souza, a srª. Patrícia Josefa Fernandes Beserra e a srª. Ângela M. Rodrigues de O. P. Gurgel. Para a secretária Geral da Facene/RN o momento foi muito rico pelas discussões, mas principalmente por mostrar que muitas sugestões apresentadas pelo Fórum para crescimento e aprimoramento do Ensino Superior Particular e do envolvimento das IES com a comunidade já são desenvolvidos por nossa IES. Para Patrícia Josefa, o Encontro só confirmou o quanto as Faculdades Nova Esperança estão a frente de muitas IES no que diz respeito a proposta curricular e compromisso com a qualidade de ensino.