HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO CURSO
A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, de fins lucrativos, mantida pela Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., credenciada mediante a Portaria nº 1374, do Ministério da Educação, em 04 de julho de 2001. Possui como missão contribuir para o desenvolvimento regional do setor saúde, participando da formação de profissionais competentes, éticos, capazes de intervir na e para a comunidade, comprometidos com as demandas locais e necessidades sociais. O compromisso institucional se expressa em propostas que visam à progressiva integração da FACENE com a comunidade e ampliação da oferta de cursos através da realização de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, que ofereçam oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico e tecnológico ao Estado da Paraíba e região.
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 08/11/2014 com conceito 3, o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família foi pensado de modo dialógico, interdisciplinar e criativo, o que possibilitou certa flexibilidade e transversalidade sobre os diversos recortes dos objetos de estudo, servindo de dispositivo de integração e articulação entre as linhas e grupos de pesquisa, agregando doutores de diversas áreas da saúde e humanidades.
Destaca-se que a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa do Curso foram estruturadas considerando a experiência prévia dos docentes envolvidos e a articulação dos grupos aos projetos de pesquisa e extensão. Na área da pesquisa, o corpo docente concentra a execução de projetos voltados para a gestão do cuidado na atenção básica, predominantemente associado ao manejo das condições crônicas e utilização de tecnologias para aprimoramento da prática do cuidado em saúde.
Numa perspectiva integradora de ensino, o corpo docente vem desenvolvendo de modo articulado e planejado a educação superior, promovendo a formação e o aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico dos recursos humanos, assumindo a defesa da indissociabilidade entre a pesquisa, a extensão, o serviço e a comunidade de forma criativa e inovadora, e vem implementado no projeto pedagógico da graduação esses pressupostos, que por certo trarão repercussões relevantes para a pós-graduação e para o modo de produzir conhecimento científico ou tecnológico avançado.
Em consonância com as demandas sociais presentes e características singulares das condições de saúde dos indivíduos e famílias, em especial da região Nordeste, o Curso de Metrado Profissional em Saúde da Família traduz-se como possibilidade de contribuir em direção à formação de mestres, qualificando profissionais da área da saúde para a produção do conhecimento, com vistas à promoção de um cuidado inovador, criativo, que atenda às necessidades de saúde da população.
Assinala-se que a proposta do Curso caracteriza-se como prerrogativa convergente ao modelo de organização da rede de atenção à saúde do estado da Paraíba. A Estratégia Saúde da Família configura-se como política prioritária, perfazendo uma cobertura populacional de 94,82%. O município de João Pessoa, capital do estado, conta na rede básica de saúde, com 182 equipes de saúde da família, com cobertura de 84% da população.
OBJETIVOS DO CURSO
I – Promover a qualificação de recursos humanos na área de Saúde da Família para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
II – Articular elementos da gestão, tecnologia e inovação do cuidado em saúde, e investigação para o aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção primária;
III – Qualificar profissionais de saúde para o uso de instrumentos/ferramentas e tecnologias que norteiam o processo de cuidar do ser humano, sadio ou doente, no âmbito individual ou coletivo;
IV- Formar lideranças para exercer atividades de investigação e de ensino em serviço;
V- Promover a incorporação da ciência e tecnologia para a ação transformadora da prática saúde;
V- Capacitar os profissionais de saúde no desempenho de ações basais para a saúde da família; organização do serviço (planejamento e gestão), articulação de trabalho em equipe e de avaliação de resultados da atenção à família e do serviço de saúde.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
I- Ser capaz de contribuir para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), participando do planejamento e implementação de políticas e modelos de atenção à saúde;
II- Atuar na estratégia saúde da família na perspectiva da integralidade e humanização do cuidado;
III-Utilizar métodos científicos para elaboração de projeto de investigação ou intervenção, de forma a viabilizar respostas a problemas concretos da prática profissional;
IV- Produzir e utilizar tecnologias inovadoras para a produção do cuidado às famílias e comunidade;
V- Produzir e utilizar informações para aprimoramento da gestão em saúde;
VI- Realizar a atenção e a gestão do cuidado do indivíduo, família e comunidade;
VII- Realizar ações de planejamento e avaliação na atenção primária em saúde.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CRÉDITOS
Disciplinas – 20 créditos
Dissertação – 24 créditos
Equivalência hora/aula – 15
Período – de 18 a 24 meses.
DISCIPLINAS
Atenção integral à saúde da família – 3 créditos
Gerenciamento e metodologias de avaliação em saúde – 3 créditos
Gestão do cuidado à saúde da família – 3 créditos
Metodologia para projetos – 3 créditos
Processo de cuidar em saúde – 3 créditos
Projetos de inovação tecnológica assistencial – 6 créditos
Seminários de acompanhamento I – 2 créditos
Seminários de acompanhamento II – 2 créditos
Tecnologia do cuidar: informação e comunicação em saúde – 3 créditos
Tópicos de pesquisa – 2 créditos
Tópicos temáticos – 2 créditos
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO
Gestão e Tecnologias do Cuidado em Saúde da Família
LINHAS DE PESQUISA
- Atenção e gestão do cuidado em saúde
- Saberes, práticas e tecnologias do cuidado em saúde
PROJETOS DE PESQUISA
LINHA 1 – ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
- A organização do trabalho e do cuidado em saúde da família
Descrição: Abrange a intersubjetividade das relações organizacionais que permeiam os serviços de saúde, o indivíduo, a família, assim como o pensar e fazer saúde. Reconstrói espaços dialógicos de produção de cuidado no ambiente assistencial.
Líder: Daiane Medeiros da Silva
Docentes integrantes: Vilma Felipe Costa de Melo; Yana Balduíno de Araújo
- Envelhecimento bem-sucedido: avaliação das condições de saúde de idosos
Descrição: Aborda as distintas concepções sobre o envelhecimento bem sucedido, com ênfase nos múltiplos fatores individuais, sociais e ambientais, determinantes e modificadores da saúde. Enfatiza-se a percepção pessoal e familiar das possibilidades de adaptação às mudanças advindas do envelhecimento e condições associadas.
Líder: Kay Francis Leal Vieira
Docentes integrantes: Maria do Socorro Vieira Pereira
- Saúde, sexualidade, gênero: tecnologia da comunicação
Descrição: Estuda o manejo de políticas/programas de condições crônicas, com vistas a maior efetividade junto aos sistemas (organização, instituição ou unidade de saúde) na qual o cuidado é prestado. Avaliação da capacidade institucional (recursos físicos e humanos) na atenção e cuidado às condições crônicas e oferece suporte às decisões.
Líder: Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
Docentes integrantes: Daiane Medeiros da Silva; Kay Francis Leal Vieira;
Marcos Alexandre Franca; Vagna Cristina Leite da Silva Pereira; Yana Balduíno de Araújo
LINHA 2 – SABERES, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE
- Avaliação da capacidade institucional para a atenção às condições crônicas transmissíveis e não transmissíveis.
Descrição: Aborda a diferença e a diversidade da sexualidade e de gênero como inerente à vida humana. O cuidado integral perpassa pelo modo como os profissionais de saúde apresentam, representam e reapresentam o mundo no invólucro de suas intenções de relacionamento com suas próprias realidades e a partir dos usos que fazem de seus objetos (suas criações).
Líder: Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
Docentes integrantes: Smalyanna Sgren da Costa Andrade
- Qualidade de vida e práticas complementares: promovendo a saúde no curso da vida
Descrição: Abrange a qualidade de vida como a satisfação das necessidades mais elementares da vida humana. Por sua vez, as práticas complementares atendem ao princípio da universalização do atendimento, do cuidado humanizado e integral em saúde, como nova alternativa para a manutenção, promoção e recuperação da saúde.
Líder: Vagna Cristina Leite da Silva Pereira
Docentes integrantes: Ana Carolina Dantas Rocha Cerqueira; Ana Karina Holanda Leite Maia; Gabriel Rodrigues Neto; Maria do Socorro Vieira Pereira; Yana Balduíno de Araújo.
CORPO DOCENTE PERMANENTE
- Profª. Dra. Ana Carolina Dantas Cerqueira
E-mail: aninhacdr@hotmail.com
Link do lattes:
– Profª. Dra. Ana Karina Holanda Leite Maia
E-mail: anakarinamaia@hotmail.com
Link do lattes:
- Profª. Dra. Daiane Medeiros da Silva
E-mail: daianemedeiros19@hotmail.com
Link do lattes:
- Profª. Dra. Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
E-mail: deborasgt@hotmail.com
Link do lattes:
- Dr. Gabriel Rodrigues Neto
E-mail: gabrielrodrigues_1988@hotmail.com
Link do lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291678Y0
- Profª. Dra. Kay Francis Leal Vieira
E-mail: kayvieira@yahoo.com.br
Link do lattes:
- Dr. Marcos Alexandre Franca
E-mail: franca.otorrino@gmail.com
Link do lattes:
- Profª. Dra. Maria do Socorro Vieira Pereira
E-mail: vieirapereira@uol.com.br
Link do lattes:
- Profª. Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade
E-mail: smalyanna@hotmail.com
Link do lattes:
- Profª. Dra. Vagna Cristina Leite da Silva Pereira
E-mail: vckrika@hotmail.com
Link do lattes:
- Profª. Dra. Vilma Felipe Costa de Melo
E-mail: vilmelopsi@yahoo.com.br
Link do lattes:
- Profª. Dra. Yana Balduíno de Araújo
E-mail: yanabalduino@gmail.com
Link do lattes:
- VICE-COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Vagna Cristina Leite da Silva Pereira
DIAS E HORÁRIO DAS AULAS
As aulas ocorrem semanalmente às quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas.
LOCAL
Av. Frei Galvão, 12
Bairro Gramame – João Pessoa/Paraíba
CEP 58067-695 Fone/Fax : (83) 2106-4777
Atualizada dia 29 de agosto de 2016.
INSCRIÇÃO