Notícias
FACULDADES NOVA ESPERANÇA LANÇAM PROJETO PARA FORTALECER A INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA AMPLIANDO A VISÃO E OS HORIZONTES.
Com o objetivo de fortalecer o processo de internacionalização acadêmica e inserção no cenário científico e acadêmico internacional, as Faculdades Nova Esperança lançaram nesta quinta-feira (04) o projeto de internacionalização. Essa iniciativa oferecerá uma experiência enriquecedora e multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento de competências interculturais e ampliação dos conhecimentos pessoais e profissionais dos alunos participantes.
O contato com projetos, pesquisas, estudos e alunos de outros países aumenta significativamente a gama de informações às quais estudantes têm acesso, bem como os resultados dos projetos compartilhados pelos diversos campi mundo afora.
A primeira apresentação do projeto foi feita para os colaboradores das Faculdades Nova Esperança pela coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Profa. Dra. Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro e marca o início das atividades para suprir a necessidade de contínua adaptação às mudanças promovidas pela globalização.
FACULDADES NOVA ESPERANÇA PARTICIPAM DA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PARAÍBA SEM FRONTEIRAS (PBSF)
A coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Profa. Dra. Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro, representou as Faculdades Nova Esperança na reunião de apresentação do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF), realizada na última quinta-feira (11), na Secretaria de Estado da Ciência, tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES-PB).
O Programa Paraíba Sem Fronteiras – É um Programa de Internacionalização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba e executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB) que promove a cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.
GOVERNO DA PARAÍBA LANÇA EDITAIS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO NO EXTERIOR E ALUNOS DAS FACULDADES NOVA ESPERANÇA ESTÃO APTOS A CONCORREREM.
O governador João Azevêdo lançou, na última segunda-feira (1º), durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, três editais para concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado para a modalidade internacional, no âmbito do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF). Para a graduação, estão sendo ofertadas 31 vagas, sendo, 11 vagas para a Universidade Mondragón, na Espanha, e 20 para o Centro Universitário Warwickshire College And University Centre, no Reino Unido. Já para o mestrado e doutorado sanduíche são 20 vagas, sendo 10 para cada modalidade.
Os editais estão disponíveis desde a terça-feira (2), no site fapesq.rpp.br. Para a graduação, podem participar da seleção estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Paraíba que aderiram ao programa Paraíba sem Fronteiras (IFPB, UFPB, UFCG e UEPB). E para a pós-graduação, além das públicas, estudantes das privadas Unipê, Facene/Famene também estão aptos a concorrerem.
Para se inscrever, o estudante deve preencher o formulário on-line disponível no SIGFAPESQ (https://sigfapesq.ledes.net/), e apresentar um plano de estudos (modelo disponibilizado no sistema de inscrições da Fapesq). Os benefícios independem das condições socioeconômicas do candidato ou da candidata.
O início das atividades no exterior está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024 para a maioria dos cursos. A duração máxima é de um semestre acadêmico. Em qualquer dos níveis, o estudante deve comprovar o nível de proficiência mínima B2 (falante independente intermediário), conforme Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), ou equivalente, no nível de competência linguística, no idioma o qual as aulas do curso serão ministradas.
Graduação- Para Mondragón, o candidato receberá apoio financeiro para auxílio instalação, auxílio deslocamento e outros auxílios como seguro-saúde, material didático e serviços consulares, resultando em um total de EU $ 7.800,00, mais R$ 7 mil. Estão destacadas as áreas de Engenharias e Tecnologia; Educação; Comunicação; Humanidades e Negócios. Já para o Centro Universitário Warwickshire College e a University Centre, as vagas são destinadas conforme as áreas: Negócios e Gestão (Business and Management); Redes de Computadores e Cibersegurança; Desenvolvimento e educação nos primeiros anos; Horticultura Sustentável. Para Warwickshire College And University Centre, o candidato receberá mensalidade; auxílio permanência; auxílio deslocamento; auxílio Instalação; auxílio seguro-saúde; auxílio material didático em um valor total de £ 4,650.
Mestrado e Doutorado sanduíche – Para as bolsas referente ao mestrado sanduíche, o período de mobilidade a ser realizado deverá ter duração máxima de 90 dias, podendo ser inferior. Para as bolsas referente ao doutorado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 180 dias, podendo ser inferior ou prorrogável por igual período. Contudo, não poderá ultrapassar o período total previsto para conclusão do curso de pós-graduação. Os valores concedidos cobrirão despesas de manutenção do(a) bolsista no país de destino como: mensalidade; auxílio permanência; auxílio deslocamento; auxílio Instalação; auxílio seguro-saúde.