DISCIPLINAS
Nº |
IDENTIFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS |
Código |
Número de Créditos |
Carga Horária |
Teórico/Prático |
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1 |
Gestão do Cuidado à Saúde da Família** |
1502 |
3 |
45 horas |
2 |
Processo de Cuidar em Saúde |
1501 |
3 |
45 horas |
3 |
Metodologia para Projetos |
1506 |
3 |
45 horas |
4 |
Projetos de Inovação Tecnológico Assistencial* |
1507 |
6 |
90 horas |
5 |
Tecnologia do Cuidar: Informação e Comunicação em Saúde*** |
1503 |
3 |
45 horas |
6 |
Gerenciamento e Metodologias de Avaliação em Saúde |
1505 |
3 |
45 horas |
7 |
Atenção Integral à Saúde da Família |
1504 |
3 |
45 horas |
8 |
Seminário de Acompanhamento I |
1509 |
2 |
30 horas |
9 |
Seminário de Acompanhamento II |
15101 |
2 |
30 horas |
10 |
Tópicos Temáticos |
15113 |
2 |
30 horas |
11 |
Tópicos de Pesquisa |
15111 |
2 |
30 horas |
*Obrigatória Comum
** Obrigatória para Linha 1- Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde
*** Obrigatória para Linha 2 – Saberes, Práticas e Tecnologias do Cuidado em Saúde
PLANOS DE CURSO
EMENTÁRIOS
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Inserção e integração das ações programáticas às necessidades do indivíduo, família e entorno social próximo. Integralidade e trabalho em equipe interdisciplinar. A intersubjetividade na dimensão ajuda-poder, desvelando potencialidades emancipatórias. A família enquanto síntese da diversidade de afetos, tensões e contradições nos espaços público e privado. Favorecimento do encontro entre profissionais e usuários dos serviços de saúde enquanto uma relação dialética. Condução analítica da gestão do cuidado, pautado no conhecer para cuidar melhor, cuidar para emancipar, cuidar para confrontar, numa perspectiva epistemológica, ética e política. |
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Estudos sobre o cuidar em sua dimensão teórico-filosófica, considerando o cuidado de si, do outro e o cuidado com o Universo como um todo. Enfoque primordial pelas diversidades existentes na população, pelas conotações religiosas, de gênero, político-econômicas, sociais e técnico-científicas, quanto sua ontogênese e desenvolvimento. Teorias que tratam do cuidar. Busca pela exploração do conhecimento, ampliação de ações para a prática do cuidar na vida diária e profissional, renovando conceitos de forma a concretizar-se como verdadeiras práxis. |
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Projetos de investigação: bases, tendências e perspectivas metodológicas das abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa em enfermagem e em saúde. Aprofundamento teórico–metodológico para o desenvolvimento de projetos. Aspectos éticos da pesquisa. Desenhos de pesquisa. Técnicas para a busca de referências em bases bibliográficas eletrônicas. Estratégias de coleta e análise de dados. |
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Concepção de novas funcionalidades visando mudanças na qualidade técnico assistencial. Aplicar os conhecimentos e desenvolver habilidades, tendo como exercício prático o diagnóstico, aplicação e avaliação de projetos de inovação tecnológica assistencial, frente a uma situação de saúde quer seja individual, familiar ou em grupos comunitários. |
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Estuda as teorias, tecnologias, princípios e processos de produção e desenvolvimento de tecnologias de informação e de comunicação na assistência, no ensino e pesquisa em saúde. Praticabilidade de recodificar características tradicionalmente cristalizadas. Mesclar afeto e técnica com o intuito de novos reposicionamentos frente a novos problemas, situações, soluções. Criar alternativas tecnológicas práticas voltadas às ações, condições de pensar e repensar a realidade e as maneiras de se comunicar e informar. Gerar capacidade de promover imprevistos relacionais e comunicacionais que suportem a complexidade humana. Romper com negação da subjetividade no cuidado em saúde. |
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Gestão e controle dos serviços de saúde (pessoal, qualidade, financeiro, material, contratos e procedimentos). Bases teóricas e metodológicas do planejamento estratégico-situacional na atenção primária em saúde. Abordagens e usos de avaliação como instrumento de apoio ao processo decisório. Instrumentos de monitoramento e avaliação dos resultados do plano de ação. Estratégias de avaliação participativas. |
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Estratégia Saúde da Família como estruturante da atenção primária no Sistema Único de Saúde. Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território, características do processo saúde-doença no contexto comunitário. A influência da cultura nos modos de cuidar em família. Redes familiares e comunitárias no território. Atenção e cuidado direcionados aos contextos social, familiar, cultural e ético. Aspectos éticos e legais no processo de cuidar da família. |
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Orientação dos projetos de pesquisa, abordando os seguintes aspectos: definição da temática do estudo que será desenvolvida no curso, referencial teórico e metodológico. Preparo para exame de qualificação. Obs. Sob responsabilidade do docente, ofertada individualmente. A disciplina terá um subtítulo e uma ementa que expresse a especificidade do projeto em desenvolvimento. |
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Desenvolvimento da pesquisa de campo, coleta de dados e ou elaboração de protocolos; análise e discussão dos resultados. Preparo para defesa do trabalho final. Obs. Sob responsabilidade do docente, ofertada individualmente. A disciplina terá um subtítulo e uma ementa que expresse a especificidade da temática em desenvolvimento. |
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Assuntos atuais e ou inovadores versando sobre temas de interesse para o desenvolvimento do cuidar em saúde, necessidades e demandas de saúde em nível estadual, sob a forma de disciplina teórica, prática ou de seminários multiprofissionais, aderentes às Linhas de Pesquisa do Programa. Obs. Ministrada por docentes do Curso, professores visitantes ou convidados. A disciplina terá um subtítulo e uma ementa que expresse a especificidade de sua temática. |
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Desenvolvimento de assuntos atuais e ou inovadores relativos aos aspectos teóricos metodológicos em pesquisa. Obs. Ministrada por docentes do Curso, professores visitantes ou convidados. A disciplina terá um subtítulo e uma ementa que expresse a especificidade de sua temática. |