Alunos da FAMENE realizam nova ação comunitária
Os alunos do segundo período (P2 A) da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) realizaram, na manhã desta terça-feira, 17 de maio, em Cabedelo, mais uma ação comunitária de promoção à saúde. Desta vez, os discentes levaram informação através do tema CONHECER PARA PREVINIR, que abordou os seguintes assuntos: gravidez na adolescência; drogas; DSTs e saúde em movimento (esportes).
A atividade, realizada na Escola Estadual São Judas Tadeu, na cidade portuária, contou com total apoio da Unidade de Saúde da Família (USF – Camboinha II) e integrou as ações do ISEC (Integração, Serviço, Ensino e Comunidade) desenvolvida na comunidade, que leva conhecimento dos temas trabalhados à criança e pré-adolescentes, atendendo em média 100 alunos.
Entre as ações desenvolvidas na Escola estavam palestras interativas, com o uso de equipamentos áudio visuais e atividades esportivas com o intuito de integrar toda comunidade envolvida, inclusive, discentes, alunos e professores.
A atividade saúde em movimento, serve como incentivo de solução para os temas trabalhados e foi realizada através de doações de material esportivo (bola e rede de vôlei, bola de futebol, peteca, bambolê e corda) pelos discentes, promovendo assim uma manhã esportiva das mais animadas, com premiação para os destaques.
Com essa ação foi notória o aprendizado de temas, apesar de complexos para a faixa etária dos alunos, superando a expectativas dos organizadores, tanto em aprendizados como em interação. Deixando claro que a educação preventiva, iniciada desde o ensino fundamental é a solução para os fatores de risco à saúde.
Nesta ação, os alunos foram orientados pela profª. Esp. Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
Sobre o ISEC
O componente ISEC constitui-se num modelo de formação profissional implementado pela FAMENE a partir do primeiro período do curso de medicina, cujo objetivo é a integração do aluno com a comunidade, partindo da atenção básica até os níveis mais complexos do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia de ensino prima também pelo desenvolvimento de ações educativas voltadas à coletividade.