Blitz da Saúde Nova Esperança movimenta escola da Capital
Um novo projeto de promoção à saúde foi colocado em prática na manhã desta quinta-feira (22) pelas Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene).
A Blitz da Saúde Nova Esperança realizada no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no bairro Valentina Figueredo, foi a primeira iniciativa de um projeto que visa oferecer serviços e ações de saúde de baixa complexidade aos estudantes do ensino fundamental e médio, funcionários e professores de escolas públicas e privadas da grande João Pessoa.
A atividade promovida na maior escola pública do Valentina, disponibilizou, entre outros serviços, aferição da pressão arterial (para maiores de 15 anos de idade), teste de glicemia capilar (para maiores de 18 anos ou adolescentes acompanhados por um responsável), distribuição e orientação quanto ao uso de preservativo masculino e feminino, além de uma palestra sobre primeiros socorros.
A exposição de primeiros socorros foi ministrada pela professora da Escola de Enfermagem Nova Esperança, Tamires Torres, com o apoio de 8 alunos do curso técnico de enfermagem. Na oportunidade, foram abordados três aspectos: como acionar o serviço 192 (SAMU); o que deve ser feito e o que não ser feito mediante um acidente ou um mal súbito e manobras de desobstrução das vias aéreas (engasgo).
A Blitz da Saúde Nova Esperança prossegue nesta sexta-feira (23) com ações de promoção à saúde na Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC), no bairro do Geisel em João Pessoa.