Faculdade Nova Esperança - brand

Brasileiro exagera no consumo de sal e açúcar

O brasileiro anda exagerando no sal e no açúcar e, sem saber, está colocando sua saúde em risco. O sal e o açúcar em excesso são os grandes vilões na causa de doenças como diabetes e hipertensão arterial. Você sabe a quantidade certa de sal e açúcar que podemos ingerir por dia? A maioria das pessoas não sabe.

O coordenador-adjunto da Área de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que para continuar ingerindo sal sem colocar a saúde em risco, o recomendado é consumir no máximo 5 gramas, o equivale a uma colher de chá de sal por dia. “Tem recomendações, inclusive da Organização Mundial de Saúde, que, no caso do sal, seria o equivalente a cinco gramas por dia. O que o brasileiro atualmente come em relação ao máximo recomendado está mais do que o dobro”.

O especialista recomenda o consumo ideal de açúcar por dia. “Quando se fala do consumo excessivo do açúcar na população se fala do açúcar simples. Porque o carboidrato ele é fonte de energia. Então quando nós pegamos o arroz, o feijão que são carboidratos que tem a ingestão mais lenta, eles são saudáveis. Mas o problema é o açúcar simples que é justamente a glicose que o açúcar adicionado no cafezinho que entra nos doces e tudo mais. Esse é que tem um limite que é de dez por cento de toda energia consumida”.

O sal em excesso pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins. Já o açúcar em excesso responde por doenças como obesidade e diabetes.

Fonte: Portal da Saúde – Reportagem Alexandre Penido