Curso Internacional de Neurotologia encerra-se neste sábado na FAMENE
O Curso Internacional de Neurotologia promovido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) da Paraíba, encerra-se neste sábado (30) nas instalações desta última em João Pessoa.
O evento, promovido pelo segundo ano consecutivo nas instalações da FAMENE, conta com a participação de renomados profissionais da área, entre os quais os professores Ricardo Bento e Rubens de Brito, da Universidade de São Paulo (USP); Arnold Devèze, da Universidade de Marselha (França) e Nuri Ozgirgin, da Universidade de Istambul (Turquia).
Realizado em cabeças de cadáveres inteiras o estudo tem por objetivo proporcionar aos participantes uma melhor compreensão da anatomia do osso temporal e das regiões adjacentes da base lateral do crânio. Nesta oportunidade, estão sendo revisadas técnicas de mastoidectomias (cavidade aberta e fechada) com detalhamento cirúrgico completo, como reconstrução da cadeia ossicular e meatoplastias, bem como realizados procedimentos cirúrgicos clássicos como técnica cirúrgica para Implante Coclear, cirurgia do nervo facial (descompressão, anastomose e transposição) e acessos ao meato acústico interno e fossa posterior (Translabiríntico e Fossa Média) e ao forame jugular (Acesso Infratemporal).
De acordo com o Dr. Ricardo Bento, professor titular da USP e idealizador do evento, três fatores convergiram para realização deste curso internacional fora da região sudeste do país. “Em primeiro lugar a estrutura de alta categoria do laboratório de técnicas cirúrgicas da FAMENE. O segundo ponto se deve a intenção de difundir o conhecimento fora dos grandes centros. E por fim, a facilidade de acesso da Paraíba e da região Nordeste à Europa, facilitando assim, a vinda de profissionais do exterior”, revelou.
Este avançado curso de cirurgia neurotológica é único no mundo onde em um avançado laboratório de anatomia o cirurgião pode aprender e aprimorar as difíceis técnicas cirúrgicas do osso temporal e das estruturas vizinhas.
Para realização do curso, a USP fez parceria na região com a Faculdade de Medicina Nova Esperança. Entidade que preencheu todos os pré-requisitos necessários à realização do evento, pois dispõe de instalações ideais com os melhores ambientes e equipamentos para o sucesso da atividade.