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II Fórum de Saúde da FAMENE: coordenação convida docentes para prestigiarem evento

Toda Instituição de Ensino Superior (IES) de tempos em tempos precisa rever sua matriz curricular no intuito de realizar correções de rota e implantar novas modalidades que aprimorem o processo ensino-aprendizagem, tendentes a se adequar ao momento histórico que a educação médica atravessa. A nossa Faculdade de Medicina, com essa visão, pretende atualizar a sua matriz curricular para o próximo ano com o objetivo de afiná-la ainda mais com as diretrizes curriculares nacionais, que neste ano completa dez anos.

As mudanças, no entanto, para serem consistentes e atingir os seus objetivos, devem ser construídas a partir da crítica interna da comunidade acadêmica (gestão, docentes, discentes, pesquisa e extensão, com a presença do NAP, NUPEA, CEP e Ouvidoria) e para tanto faz-se necessário que esta participe efetiva e maciçamente do processo de análise, reflexão e resolução dos elementos a serem mudados.

Diante disso, a coordenadora de curso da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), Dra. Gladys Moreira Cordeiro da Fonseca, reitera o convite para participação docente no II Fórum de Saúde da FAMENE, a realizar-se no dia 22 de setembro, nos turnos manhã e tarde.

Lembramos que sua participação será fundamental no desenvolvimento das mundanças na matriz curricular, contribuindo com sugestões e conteúdos, como também na redistribuição das Cargas Horárias das Disciplinas que irão compor os Módulos.

A sua presença assegura a sua opinião.

Aguardamos confirmação de sua presença para providenciarmos o almoço no restaurante da FAMENE.

PROGRAMAÇÃO

II FÓRUM DE SAÚDE DA FAMENE – ADEQUAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO MÉDICO

DIA: 22 DE SETEMBRO 2011

Apresentação: Mudança da matriz curricular. Por que e para quê.

Dinâmica: Divisão de pequenos grupos e plenária

Coordenadora do Curso de Medicina da FAMENE: Profª. Gladys Fonseca
Coordenador do Internato da FAMENE: Prof. Jorge Rene Garcia

MANHÃ: 08h00 às 12h00

8h00 – Início

8h30 – Palestra – Como formar um médico nos dias de hoje – Dr. Éfrem Maranhão

TEMAS A DISCUTIR:

– Os programas tradicionais de ensino-aprendizagem nas faculdades de medicina atendem, de maneira geral, às diretrizes curriculares nacionais?
– Flexibilização da grade curricular: totalizar de maneira harmônica o curso médico com formação específica, complementar (domínio conexo) e livre. Realidade ou utopia?
– As faculdades de medicina privadas podem articular de maneira consistente ensino, pesquisa e extensão?
– O projeto pedagógico institucional (PPI) e/ou o projeto pedagógico do curso (PPC) deve estar atrelado às dimensões acadêmica, institucional e social em seu conjunto, assim, na constituição da grade curricular os entes representativos destas dimensões deveriam estar presentes e participativos?
– Capacitação em educação médica: Como incentivar a aderência da comunidade acadêmica aos programas de desenvolvimento docente?
– Como tornar eficiente o programa de integração vertical e horizontal do curso médico?
– O que é conteúdo essencial para o curso de graduação em medicina?
– Deslocamento do eixo central do ensino médico tradicional: Como desenvolver a noção integralizadora do processo saúde/doença e promoção da saúde?
– Prática acadêmica nos diferentes cenários do sistema de saúde: Como introduzir práticas acadêmicas no desajuste existente em diversas unidades do âmbito municipal e estadual?

INTERVALO PARA O ALMOÇO – 12h00 às 13h00

TARDE: 13h30 às 17h00

– O que deveria predominar no curso, avaliação somativa ou formativa e quais as comissões essenciais para auxiliar o trabalho do coordenador do curso?
– Professores Tutores: Docentes específicos para atuar com alunos com dificuldades em sua formação?
– O dilema da introdução de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos tradicionais de medicina: como implementar a mudança de paradigma?
– Assembléia – participação ativa dos docentes convidados e apresentação dos 4 grupos às 15h00
– Encerramento das atividades às 17h00.