Prouni
PROGRAMAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS
PROUNI
COMO FUNCIONA?
O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – MEC, como uma iniciativa que possibilita acesso mais amplo ao ensino superior, por meio de bolsas de estudo nos cursos de graduação e sequenciais, e de formação específica em instituições privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, desse modo, reconhece os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos.
QUAIS SÃO OS REQUISITOS BÁSICOS NECESSÁRIOS?
Para participar do Prouni é preciso atender às seguintes condições:
- Ser estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior;
- Ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, antes do processo seletivo;
- Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
- Não possuir vínculo com Instituições Públicas de Ensino Superior;
- Ter cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista.
- O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
- Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
- Não ter participado do exame na condição de treineiro.
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
- Inscrição: Acesse o Portal do Prouni e preencha a sua ficha de inscrição com as informações solicitadas. As inscrições são realizadas exclusivamente no site do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/
- Acompanhe seu processo: Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.
- Compareça à Instituição: No período estabelecido pelo cronograma do programa, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição para entrevista e comprovação das informações.
PASSO A PASSO
1.ª etapa: INSCRIÇÃO
De acordo com a legislação do programa o Processo Seletivo do Prouni, a inscrição é constituída de 02 (duas) chamadas sucessivas. O candidato interessado deverá, durante o período previsto no calendário do Prouni, inscrever-se indicando sua opção de IES e seu curso de interesse.
A oferta e o nome dos cursos e unidades poderá ser encontrada no Portal do Prouni (http://prouniportal.mec.gov.br/)
2.ª etapa: PRÉ-SELEÇÃO
Na 2ª etapa será divulgado no site do Prouni a lista de candidatos pré-selecionados. O candidato deve ficar atendo as datas dos resultados conforme o calendário do Programa e verificar se seu nome consta na lista.
Os resultados serão divulgados também nos meios de comunicação da instituição.
3.ª etapa: COMPROVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Caso tenha sido pré-selecionado para os cursos da Facene ou da Famene, o candidato deverá providenciar os documentos necessários e exigidos pelo Prouni e comparecer a IES para comprovação das informações. Durante o período estabelecido no calendário do Programa, os representantes das IES realizarão a entrevista e a análise detalhada dos documentos exigidos no processo de pré-seleção, confirmando os dados e a veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição.
Os candidatos menores de idade deverão comparecer com o responsável legal indicado no cadastro do Prouni.
É de suma importância que o candidato apresente documento original e a cópia simples dos documentos próprios e de seu grupo familiar. Para conferir a documentação necessária e exigida pelo Prouni, CLIQUE AQUI: https://acessounico.mec.gov.br/PROUNI_documentacao.92fe389a.pdf
A apresentação completa dos documentos exigidos pelo Prouni será fundamental para concorrer à concessão da bolsa de estudos.
A Facene/Famene não realizará nenhum outro processo seletivo, apenas a conferência e validação dos documentos apresentados.
4.ª etapa: VÍNCULO COM A IES
O candidato que cumprir todas as formalidades terá o processo concluído em aprovação ou reprovação. O resultado dessa avaliação será registrado pelo coordenador/representante do Prouni em formulário específico no sistema (SISPROUNI) que emitirá o Termo de Concessão de Bolsa ou Reprovação. Em caso de aprovação, o candidato será encaminhado para a matrícula. A seguir, consta a relação de documentos necessários para realização do vínculo com a instituição:
DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA
(Documentação válida somente após o resultado de aprovação pela Comissão do Prouni)
- 01 Fotos 3×4
- 01 Fotocópia do RG
- 01 Fotocópia do CPF
- 01 Fotocópia do Título de Eleitor
- 01 Fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio
- 01 Fotocópia do Histórico do Ensino Médio
- 01 Fotocópia do Comprovante de Residência
- 01 Fotocópia da Carteira de Reservista
- 01 Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
- 01 Fotocópia do cartão de Vacina atualizado
- 01 Fotocópia do Enem